Embora seja um assunto bem atual e importante, muitas pessoas ainda não sabem ou tem dúvidas sobre o que são commodities e qual o impacto elas trazem para nossa vida.
1. O que são commodities?
Traduzindo do inglês em sua essência a palavra ‘commodity’ significa mercadoria, no entanto commodities são mercadorias que geralmente são produzidas em larga escala, funcionando assim como matéria-prima. Elas têm características uniformes, ou seja, não tem diferença de local ou de produtor, são sempre os mesmos.
2. Algumas das características das commodities são:
· Qualidade e características uniformes;
· Alto nível de comercialização;
· Grande importância mundial
· Pouca industrialização;
· Produtos de origem primária.
3. Principais tipos de commodities:
Entre outros tipos de commodities, as principais são as Agrícolas, as Ambientais, as Minerais e as Financeiras, vamos conhecer cada uma delas:
· Agrícolas
Esse tipo de commodities são muito relevantes, principalmente no Brasil, pois faz parte de um dos produtos mais negociados no país. Geralmente essa categoria é formada por produtos ligados ao agronegócio, alguns exemplos desses produtos são: Milho, trigo, café, suco de laranja, soja, açúcar, algodão.
· Ambientais
Essa categoria está relacionada a bens produzidos a partir de produtos naturais, assim como a madeira, a energia e a água, pois são produtos essenciais para a produção agrícola e industrial.
· Minerais
Essas commodities são conhecidas por trazerem uma boa rentabilidade, com alto risco também. São recursos ligados à energia, minerais e metais, tais como o ouro, o petróleo, o etanol, o gás natural.
· Financeiras
E por último, têm as commodities financeiras, que basicamente são títulos emitidos pelo governo e moedas negociadas em vários mercados. Alguns exemplos são: o euro, o dólar americano, o real, os títulos públicos (Tesouro direto).
4. Afinal, como as commodities impactam a sua vida?
Como a maioria das coisas relacionadas à comercialização na economia do país, os preços são determinados pela lei da oferta e da demanda no mercado internacional, e sobre as commodities não é muito diferente. Basicamente, se a demanda internacional por uma commodity está alta, o preço da commodity aumenta, supondo que os produtores brasileiros lucrem mais, e se ocorre o contrário, o produtor brasileiro consequentemente tem um prejuízo.
Em outras palavras, isso significa que as crises no mercado internacional podem afetar a economia do Brasil também, assim como a atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois mesmo que indiretamente o preço do trigo subiu 8,91%, enquanto o milho teve um aumento de 6,06%. Outro setor muito afetado em quase todos os países foi o do petróleo, pois usando o Brasil de referência, o preço da gasolina hoje está em 13%.
Quer entender um pouco mais como as commodities podem impactar sua rotina? a Ábaco te ajuda!
Opmerkingen