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Gestão de Estoques: como gerenciar os produtos de um petshop

  • Foto do escritor: Ábaco
    Ábaco
  • 18 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Introdução

Com uma população de aproximadamente 130 milhões de animais de estimação, o setor de petshops brasileiro ocupa hoje a segunda posição global, com uma movimentação de R$ 20 bilhões no ano anterior.

Apesar de se apresentar uma ótima opção para pequenos empreendedores, a grande quantidade de produtos disponíveis para animais torna a contabilidade desse tipo de comércio complicada. Abordaremos neste post como lidar com um dos principais tópicos da contabilidade: o controle de estoques.

O que é o estoque?

Para a Contabilidade, estoques são bens adquiridos destinados à venda. Nessa categoria, pode-se incluir mercadorias compradas por varejista para revenda, terrenos e imóveis para revenda, entre outros. Além disso, matérias-primas e materiais utilizados no processo de produção, tais como embalagens e materiais de consumo, também são classificados como estoque.

A gestão de estoques está diretamente relacionada ao gerenciamento da cadeia de suprimentos e, consequentemente, também aos resultados da entidade. Devido a esses fatos, a maneira de lidar com estoques deve estar estabelecida nas diretrizes estratégicas da empresa, visto que uma gestão ineficiente inevitavelmente traz consequências negativas à empresa.

A importância de uma boa gestão de estoque

Determinar a margem de lucro correta

A maneira na qual os estoques são tratados influencia diretamente na margem de lucro da empresa, visto que é a partir das entradas e saídas que é possível fazer o cálculo do CMV (custo da mercadoria).

Para a contabilidade, o custo de uma mercadoria é efetivado no momento em que ela é vendida. Ele é calculado a partir da ficha de controle de estoques e, no Brasil, pode ser definido de duas maneiras:

Método PEPS: PEPS significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, ou seja, a mercadoria que chegou primeiro é a primeira a ser vendida dos estoques.

Método do Custo Médio Ponderado: o custo da mercadoria vendida é baseado de acordo com a entrada e saída de novas mercadorias, ou seja, está em constante mudança.

OBS: há também o método UEPS (Último que entra, Primeiro que Sai) que é adem alguns países, mas a legislação brasileira não permite a sua utilização.

O custo da mercadoria vendida está intimamente relacionado ao resultado da empresa, pois representa uma das deduções feitas antes de obter o lucro líquido.

Determinar o que comprar

O controle de entrada e saídas de estoque da empresa permite identificar quais produtos possuem maior demanda e quais não estão sendo vendidos, sendo possível determinar quais itens comprar de maneira mais apropriada.

Reduzir perdas relacionadas à validade e à perecibilidade

Petshops geralmente possuem produtos que estão expostos a perecibilidade e a um prazo de validade. Com uma boa gestão de estoques, prejuízos relacionados a perda desses prazos são diminuídos significativamente.

Impossibilidade de mensurar indicadores-chave

Além de uma falsa ideia de lucro ou prejuízo, a falta de uma receita de vendas corretamente determinada impossibilita a mensuração de alguns indicadores-chave da empresa.

Indicadores-chaves são ferramentas de gestão que permitem avaliar o desempenho de um determinado processo ou da empresa como um todo, o que permite verificar se a empresa está seguindo o caminho certo ou não.

Indicadores-chave para o controle de estoques

- Giro de Estoque: esse indicador o desempenho dos estoques da empresa, ou seja, com que tempo médio as mercadorias ficam paradas no estoque. Com esse indicador, o gestor é capaz de diminuir o tempo de armazenagem de estoques, de confecção do produto e a entrega ao cliente final.

A fórmula do giro de estoque é a seguinte:

Giro de Estoque = (CMV * 100) / Custo do Estoque Médio do Período

- Cobertura dos Estoques: a cobertura dos estoques representa o tempo em que o estoque cobrirá a demanda dos consumidores, ou seja, em quanto tempo o estoque acabará.

A fórmula da cobertura dos estoques é:

Cobertura dos Estoques = Estoque Atual / Média de Vendas

Nesse caso, quanto menor é o tempo de cobertura, maior o risco de falta de estoques.

- Taxa de Retorno: a taxa de retorno (ou TIR - Internal Rate Return) representa o quanto de retorno a compra de uma mercadoria trouxe em um determinado período de tempo.

A fórmula da taxa de retorno é:

Apesar de possuir uma fórmula um pouco mais sofisticada, a taxa de retorno pode ser calculada no Excel com a função “=TIR”, seguindo a seguinte sintaxe:

=TIR (valores; [estimativa])

Onde:

Valores: números cuja taxa interna de retorno se deseja calcular;

Estimativa: parâmetro opcional; refere-se a um número próximo à TIR

Conclusão

O método de mensuração de estoques não é algo simples, portanto, é recomendável que essa atribuição da empresa seja exercida por um profissional contábil.

Restou alguma dúvida sobre gestão de estoques? Deixe nos comentários!

 
 
 

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