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Você sabe o perfil do seu cliente? Use-a ao seu favor!




Entender o que é perfil do cliente faz toda a diferença na hora direcionar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Possuir esse tipo de conhecimento pode impactar bastante os resultados da sua empresa. Não é novidade que o perfil do consumidor não se mantém o mesmo ao longo dos anos. Os costumes que nossos pais e avós tinham não são os mesmos que carregamos nos dias de hoje, apesar de sermos fortemente influenciado por eles.


Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.


O perfil do público não pode ser algo inventado e baseado em “achismos”. É necessário muito trabalho de pesquisa e observação.


1) Principais vantagens de conhecer o perfil do consumidor


- Maior assertividade nas estratégias de marketing;

- Planejamentos mais adequados;

- Redução de prejuízos;

- Melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;

- Maior satisfação do cliente;

- Aumento das vendas.


2) O que deve ser levado em consideração

- O volume de compra;

- A frequência;

- Os meios de pagamento utilizados;

- O engajamento;

- A recorrência;

- Os produtos/serviços escolhidos etc.


3) Tipos de perfis mais comuns


- Cliente confuso

- Cliente apressado

- Cliente comunicativo

- Cliente grosseiro


4) O que fazer


Cliente confuso: faça perguntas simples que transmitam segurança.

Cliente apressado: priorize as informações indispensáveis.

Cliente comunicativo: seja comunicativo também e conduza a conversa para oferecer algum produto.

Cliente grosseiro: a melhor estratégia é se manter firme, sério e ignorar os comentários rudes.



5) Benefícios para sua empresa

- Promoção de uma experiência mais gratificante com sua marca

- Mais efetividade nas campanhas de marketing

- Maior capacidade de prever a demanda

- Otimização da estrutura de custos

- Fortalecimento da boa reputação da empresa


Dessa forma, ao final da pesquisa, você já terá informações relevantes o suficiente para começar a montar o perfil do consumidor ideal. Na verdade, pode acontecer de você conseguir traçar mais de um perfil.


Precisa de ajuda? Contate a Ábaco Consultoria Jr.!

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