Entender o que é perfil do cliente faz toda a diferença na hora direcionar as estratégias de marketing, vendas e atendimento. Possuir esse tipo de conhecimento pode impactar bastante os resultados da sua empresa. Não é novidade que o perfil do consumidor não se mantém o mesmo ao longo dos anos. Os costumes que nossos pais e avós tinham não são os mesmos que carregamos nos dias de hoje, apesar de sermos fortemente influenciado por eles.
Podemos definir o que é perfil do consumidor como um conjunto de características, comportamentos e valores observados em um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos precisam ser considerados na construção e análise do perfil do cliente que a empresa quer atingir.
O perfil do público não pode ser algo inventado e baseado em “achismos”. É necessário muito trabalho de pesquisa e observação.
1) Principais vantagens de conhecer o perfil do consumidor
- Maior assertividade nas estratégias de marketing;
- Planejamentos mais adequados;
- Redução de prejuízos;
- Melhor escolha do canal e da linguagem da mensagem;
- Maior satisfação do cliente;
- Aumento das vendas.
2) O que deve ser levado em consideração
- O volume de compra;
- A frequência;
- Os meios de pagamento utilizados;
- O engajamento;
- A recorrência;
- Os produtos/serviços escolhidos etc.
3) Tipos de perfis mais comuns
- Cliente confuso
- Cliente apressado
- Cliente comunicativo
- Cliente grosseiro
4) O que fazer
Cliente confuso: faça perguntas simples que transmitam segurança.
Cliente apressado: priorize as informações indispensáveis.
Cliente comunicativo: seja comunicativo também e conduza a conversa para oferecer algum produto.
Cliente grosseiro: a melhor estratégia é se manter firme, sério e ignorar os comentários rudes.
5) Benefícios para sua empresa
- Promoção de uma experiência mais gratificante com sua marca
- Mais efetividade nas campanhas de marketing
- Maior capacidade de prever a demanda
- Otimização da estrutura de custos
- Fortalecimento da boa reputação da empresa
Dessa forma, ao final da pesquisa, você já terá informações relevantes o suficiente para começar a montar o perfil do consumidor ideal. Na verdade, pode acontecer de você conseguir traçar mais de um perfil.
Precisa de ajuda? Contate a Ábaco Consultoria Jr.!
Comentarios